HANDEBOL PARA
CRIANÇAS!
(PROJETO ESTÁ EM FASE DE INICIAÇÃO)
O direito a praticar esportes está assegurado na Convenção sobre os Direitos da Criança, na Constituição Federal brasileira e no Estatuto da Criança e do Adolescente. Nosso desafio é que ele seja garantido nas escolas, nas praças, nos parques e nas comunidades. O esporte é para todos e todas, e deve ser praticado com respeito à diversidade e às condições físicas e psicológicas de cada pessoa.
O handebol é um esporte que vem crescendo em popularidade no Brasil nas últimas décadas. Embora o futebol ainda seja o esporte mais popular no país, o handebol tem ganhado espaço e vem se desenvolvendo tanto em nível profissional como nas categorias de base.
O handebol é um esporte divertido e dinâmico, ótimo para crianças desenvolverem habilidades motoras, trabalho em equipe e condicionamento físico.
Além disso, o Brasil sediou importantes competições internacionais de handebol, como o Campeonato Mundial Feminino em 2011 e o Campeonato Mundial Masculino em 2019. Esses eventos contribuíram para promover o esporte e aumentar seu apelo entre os brasileiros.
Este projeto será realizado pela primeira vez, visa a formação da criança nessa modalidade de esporte com o intuito da diminuição da vulnerabilidade social existente e capacitação.
Atenderemos 30 crianças, 7 a 12 anos de idade, do Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II, contemplando todas as etnias: pardos, brancos, negros, indígenas e amarelos, sendo executado em lugar com espaço adequado (cedido/parcerias).
As atividades serão desenvolvidas uma vez por semana, com duração de 1h30min cada uma. Os profissionais se deslocarão até os locais, na qual será disponibilizado material esportivo, como: bolas, cones, arcos, corda, coletes, redes, uniformes, apito, bomba, cola, entre outros.
Será oferecido a comunidade (crianças interessadas) onde contaremos com a participação dos pais que encoraje seus filhos e convidando-os para assistir às sessões de treinamento e jogos. Transmitindo aos pais sobre os benefícios do handebol para seus filhos e fornecendo materiais informativos sobre o esporte por exemplo.
O projeto visa resguardar as diretrizes do Programa Nacional de Direitos Humanos, fundadas nos direitos humanos e em seus processos de promoção, proteção, defesa e aplicação na vida cotidiana e cidadã de sujeitos de direitos e de responsabilidades individuais e coletivas. Entre os princípios a serem seguidos pelas diretrizes, estão a defesa da integridade e dignidade humana; a igualdade formal e material de direitos; o reconhecimento e valorização das diferenças e das diversidades; a laicidade do Estado; a democracia na educação; e ainda diretriz a garantia da igualdade na diversidade, prevista na Constituição Federal. E ainda pelo Estatuto da Criança e do Adolescente no seu Art. 71: A criança e o adolescente têm direito à informação, cultura, lazer, esportes, diversões, espetáculos e produtos e serviços que respeitem sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.